Gica
Mais um post diário sobre Saúde!
.
Desta vez é sobre Dengue!
.
Há um tempo atrás o Rio de Janeiro foi invadido pela Dengue, muitos sofreram com isso! Mas, com medidas cabíveis o governo e população conseguiram controlar a epidemia.
Porém, é triste ver que tais exemplos são esquecidos tão rápido por todos!

Infelizmente, a cidade onde moro atualmente, Itabuna, no extremo sul da Bahia, tem sido assolada por essa afecção! No Hospital Manoel Novaes, onde estagio, vi de perto muitos casos e como o desespero assolava a população... perdemos algumas vidas, salvamos milhares! Por algum tempo o despreparo das instituições de saúde não conseguiram lidar bem com tamanha demanda! O que antigamente a maioria das pessoas não procuravam atendimento, agora o medo da dengue, especialmente a hemorrágica, puseram medo na população que acabou superlotando os hospitais. Graças a Deus, houve muitas mudanças, cursos preparatórios para os profissionais de saúde, contratação de mais pessoal, abertura de novos pontos de atendimento! Isso desafogou os hospitais e melhorou o atendimento e recuperação de nossos adoentados.
Bom.. o governo e os profissionais de saúde estão tentando fazer a sua parte..
Mas, e cadê a população?? É claro que não irei generalizar! Muita gente realmente tomou medidas apropriadas para combater essa doença.. PARABÉNS A VOCES!!
Mas é preciso muito mais! A saúde pública é dever e direito de todos!
Como diz a propaganda.. "Direitos Humanos: basta ser para ter", a qual eu faço uma interpretação mais profunda.. Ser "Humano", um ser pensante, que tem arbítrio de suas atitudes, e que deve primar pelo bem da humanidade e não só de interesses pessoais!
Então minha gente.. Vamos SER "HUMANOS" !! Toquemos os nossos conhecidos!
Vamos lutar para nos livrar desses tormentos, que com medidas tão básicas seriam erradicados!
.
Escrevi um pouquinho demais né? mas acho que vale a pena!
Pra complementar... abaixo estão algumas informações sobre a Dengue.
Já sabem né? Suspeitar de algum sintoma.. nos procurem! Estamos de Braços Abertos!!
.
.
Beijo no Coração
@>~~ Gica ~~<@
.
.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
.
Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
.
Formas de apresentação
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.
- Infecção Inaparente: A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
- Dengue Clássica: A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
- Dengue Hemorrágica: A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
- Síndrome de Choque da Dengue: Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
.
Prevenção
.
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
.
Tratamento
.
O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.
É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.
O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas, que podem permanecer por 10 dias.
É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.
.
Fonte: www.combateadengue.com.br/
.
.
Gica
BOM DIA!!!
.
Ontem tava navegando no youtube.. e lembrei de uns desenhos antigos..
como eram diferentes os desenhos animados de antigamente não?
mais inocentes, sem violência, sem sexualidade, sem interesses...
apenas aquelas puras rivalidades entre o mocinho e o "monstrinho"..
final da década de 80 e início da de 90..
ainda foram bons tempos.. em que a inocência da criança ainda era de certa forma preservada!
.

Bom... de vez em quando postarei uns desenhos antigos aqui...
é isso aí gente..
Qualquer sugestão..
estarei aqui para ouví-los!!
.
Beijos no Coração!
@>~~ Gica ~~<@
.
.
ABERTURA
.

.
Cavalo de Fogo - Os Duendes Pintores - Parte 1
.

.
Cavalo de Fogo - Os Duendes Pintores - Parte 2
.

.
Cavalo de Fogo - Os Duendes Pintores - Parte 3
.